quarta-feira, 11 de julho de 2012

TRINDADE e OUTROS MITOS - SUAS ORIGENS


“Para que uma religião seja apreciada
pelas massas, necessariamente tem que
guardar algo do gosto à superstição”
G.C. Lichtenberg


Roma estava totalmente relacionada com a crença e vivência de um governo/deidade tríplice (triunvirato), por exemplo, os governos conjuntos de César, Pompeu e Crasso; posteriormente, de Marco Antônio, Otávio e Lépido.
A sociedade Romana estava profundamente arraigada na prática de adoração a deuses trinitários como: Juno, na mitologia romana, era a principal deusa e as outras pessoas dessa trindade eram seu irmão e marido. Com Júpiter e Minerva, formava a trindade capitolina de divindades difundidas pelos reis etruscos, cujo  templo se erguia no próprio Capitólio de Roma.
Na história antiga temos outras divindades que formavam as trindades, sendo os exemplos egípcios:
· Amon, Ptah e Rá,
· Amon-Rá, Ramses II e Ptah,
· Sekhmet, Nefertum (ou Nefertiti) e Imhotep.
(O personagem do Filme a Múmia).
No panteão hinduísta, há uma entidade trinitária - a Trimurti - formada por Brahma, Vishnu e Shiva. Os três grandes deuses escandinavos que ocupavam posição superior no grande templo de Uppsala eram Odin, Thor e Frey.
Os celtas possuíam uma trindade liderada por Lug, Dagda e, por, Ogme. As três divindades celtas supremas constituíam manifestações diferentes de um só deus. Os sacerdotes babilônicos agrupavam seus deuses também em trindades.

Mitraismo

“A doutrina cristã da expiação foi altamente influenciada pelas religiões de mistérios, principalmente o mitraísmo, que tinha seu filho de deus e mãe virgem, crucificação e ressurreição após a expiação dos pecados da humanidade, e finalmente, sua ascensão ao sétimo céu” Norman Geisler - Th.De Ph.D


O mitraísmo (em persa: مهرپرسسستی ) foi uma religião de mistérios nascida na época helenística  (provavelmente no século II a.C.) no Mediterrâneo Oriental, tendo se difundido nos séculos seguintes pelo Império Romano.
Mitras, segundo seus seguidores, foi nascido de uma virgem no solstício de inverno em 25 de dezembro no calendário Juliano (algo haver com o natal ocidental?) pelo imperador Aureliano, que declarou o dia 25 de dezembro como o nascimento oficial de Mitras no ano de 270 d.C.) quando o mesmo foi cuidado por pastores que trouxeram presentes. Mitra era cultuado nos Domingos e era mostrado em imagens e pinturas com uma nuvem ou auréola em volta da cabeça. Teve sua última ceia com seus seguidores antes de retornar ao seu pai. Seus seguidores acreditavam que ele não morreu e ascendeu aos céus, de modo que se
acreditava que poderia retornar no fim dos tempos para levantar os mortos em uma ressurreição no dia do julgamento final, mandando os bons para o Céu e os maus para queimar no Inferno, e pregava que você poderia garantir a vida eterna depois do batismo.
 
Porque o chapéu mais tradicional do papa é a “mitra”?

Outros Cultos ou deuses Conhecidos em Roma

Horus (egípcio) 3000 a.C.
· Nasceu dia 25 de dezembro;
· Nasceu de uma “virgem”, a deusa Ísis-Meri com Osíris;
· Nascimento acompanhado por uma estrela a Leste;
· Estrela seguida por 3 reis;
· Aos 12 anos, era uma criança prodígio;
· Batizado aos 30 anos;
· Começou seu ministério aos 30;
· Tinha 12 discípulos e viajou com eles;
· Operou milagres e andou sobre as águas;
· Era “chamado” de Filho de Deus, Luz do Mundo, A Verdade, Filho adorado de Deus, Bom Pastor,  Cordeiro de Deus, etc;
· Foi traído, crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois.

Attis (Frígia – Roma) 1200 a.C.
· Nasceu dia 25 de dezembro;
· Nasceu de uma virgem;
· Foi crucificado, morreu e foi enterrado;
· Ressuscitou no 3º dia;

Krishna (hindu – índia) 900 a.C
· Nasceu dia 25 de dezembro;
· Nasceu de uma virgem;
· uma estrela avisou a sua chegada;
· Fez milagres;
· Após morrer, ressuscitou.

Dionísio (Grego) 500 a.C
· Nasceu de uma virgem;
· Foi peregrino (viajante);
· transformou água em vinho;
· Chamado de Rei dos reis, Alpha e ômega;
· Após a morte, ressuscitou;

 Imagem de Isis e Maria, ambas com seus "filho deus"

Em referencia ao culto a Maria, temos Isis, que era uma das divindades mais importantes e mais conhecidas no Egito antigo (2479 a 2322 a.C., aproximadamente), a deusa Ísis não possuía nenhum templo no Egito até o século IV a.C. Ela somente era venerada nos templos onde havia culto para Osíris e Hórus. Foi somente depois da chegada de Alexandre Magno ao Egito, em 332 a.C., que o culto de Ísis foi disseminado de tal forma, que influenciou outras crenças que se baseavam na figura feminina, como é o caso do próprio cristianismo, na figura da Virgem Maria. O culto a Isis se expandiu em todo império romano onde existiam vários templos dedicados a deusa “mãe de deus”, “rainha dos céus”, e teve no concílio de Éfeso (431 d.C.) essa divindade egípcia transformada em dogma da Igreja Romana, onde a imagem de mãe segurando seu filho “deus” foi adorada, sendo a cidade de Éfeso, onde esse concílio da igreja foi realizado, durante séculos, o centro da adoração idólatra em homenagem à deusa da fertilidade Ártemis.
Foi dessa forma que muitos aspectos da adoração da imagem de Isis e Artemis que “caiu do céu”, tais como
procissões, foram incluídos na adoração de Maria.

“Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana(outro nome de Artemis), e da imagem que caiu de Júpiter?” (Atos 19:35)

CONCLUSÃO
Portando, fica bastante explícito que os conceitos básicos do cristianismo já eram bastante comuns na Roma pagã, através de outras religiões e foram essas, facilmente introduzidas na concepção oficial, pois eram elas mais simples e de fácil assimilação pelo “povão” que se “converteriam” aceitando mais pacificamente a nova religião,  organizada e controlada por Constantino e seus líderes.
Dessa forma, a nova religião oficial seria algo palpável e nada estranho para os pagãos que se achegassem a nova crença. 



Erickson Abdul Rahman
Formado pela UFPB
Pós Graduando em Educação Ambiental

é Professor de Literatura e Lingua Inglesa
Ex-pregador da Igreja Batista
Ex-Professor da Escola Biblica
Ex-Intérprete de Missionários e Pastores
Pesquisador, Palestrante e especialista em Seitas e Heresias

Nenhum comentário:

Postar um comentário