quarta-feira, 11 de julho de 2012

A BIBLIA DEVE SER ENTENDIDA APENAS PELA FÉ?


A Bíblia relata vários feitos fantásticos da fé, da mesma forma, ela mostra outros detalhes que nunca foram revelados nos púlpitos ou missas que nos deixaria estupefatos.
Podemos citar, por exemplo, o caso de Noé que era alcoólatra. Outra passagem pouco, ou quase nunca explorada é o fato de Ló ter sido embebedado por suas duas filhas e ter cometido incesto com ambas, e Ló era considerado um homem justo.  Outro fato é o famoso David que combateu o gigante Golias, mas saindo do heroísmo de David, o mesmo ao ser oferecida a mão da filha de Saul foi proposto que trouxesse 100 cabeças de filisteus, e em uma ação sanguinária e assassina trouxe 200 cabeças decapitadas, em uma clara explosão de fúria assassina, e na visão romântica das histórias gloriosas do mesmo, que atualmente é representado nas telas televisivas em uma minissérie, não somos informados de alguns pormenores mais sórdidos como do caso extraconjugal de David, que atraiu Betseba, usou sua posição de rei para deitar-se com ela e armou um esquema sórdido para enganar o marido Urias quando Betseba engravidou, e quando seu plano não surtiu efeito, enviou Urias para frente de batalha com instruções específicas ao comandante que o deixasse só entre os inimigos para ser morto, e assim ficar com Betseba, e David um adultero, assassino, era considerado um homem segundo o coração de Deus, quando na verdade deveria pela lógica de qualquer cidadão, ser considerado um psicopata perigoso e nem um pouco confiável.  Quando essas dúvidas começam a surgir nas mentes de quem deseja saber as verdades de Deus através da leitura da Bíblia, e não se apega somente nas palavras de líderes mal intencionados, você passa a cometer o pior sacrilégio da cristandade, que é questionar assuntos dessa magnitude.  E qual é a resposta mais comum de todos os pastores e líderes?
“irmão, não deixe o conhecimento abalar sua fé. Pois você não é justificado pelo conhecimento mas sim pela fé. ” – Conhecimento e sabedoria abalam a fé? Fé é a única resposta? Não é muito cômodo usar essa argumentação? Não seria essa resposta uma total hipocrisia ou desculpa para empurrar qualquer teologia de goela a baixo sem provocar nenhum questionamento? Usam as palavras de Paulo o deturpador da verdadeira mensagem de Jesus para justificar tudo pela fé, como se essa fosse a porta de emergência para todas as questões não respondidas, e o curioso é que todos usam sempre a mesma argumentação.   Além disso, eles usam o fato do Velho Testamento, o povo estar de baixo da Lei, mas que no Novo Testamento estamos debaixo da graça e ai a história é diferente. Mas lembre-se que no VT, temos em todas as passagens a exaltação de que Deus é único e não muda, e isso é claro e notório, que Deus não deseja que os seus adorem outro, “Adorarás somente a teu Deus”.
No Novo Testamento outras questões surgem, como por exemplo, não sabemos quem foram os autores dos livros, pois não existe certeza sobre seus autores, e é por isso que nos evangelhos, se lê “evangelho segundo Mateus, evangelho segundo Lucas, etc.”, e porque segundo? Porque todo o teólogo, estudiosos, não tem provas de quem os escreveu, inclusive é consenso que os quatro evangelhos não foram escritos pelos seus supostos autores, e quando estudamos e lemos sobre os ensinamentos de Jesus (não dos apóstolos) temos a certeza que ele pregou os mandamentos, a obediência a Deus, adorar somente a Deus e ao próximo como a si mesmo, pois Jesus mesmo disse: “Eu não vim revogar a lei, mas cumpri-la”. 
Qual era a missão de Jesus? Fica claro ao ler somente sobre suas ações e palavras, que era pregar sobre Deus, sobre adorar ao Deus único e indivisível, e fazer o bem.
O que Paulo dizia? Justamente o contrário do que disse o mestre, foi que Jesus era a nova Lei, mas ele mesmo (Jesus) disse que não veio revogar a Lei (Tora). Daí, retornamos a uma pergunta, que é: EM QUEM VOCÊ ACREDITA? EM JESUS OU EM PAULO? Você é cristão ou paulino?
Essas questões nos levam a pensar se a Bíblia deve ser confiável? Será que é um livro perfeito? Ele é a verdade absoluta? Claro que não, mas não podemos descartá-lo, pois apesar dos erros, adições e distorções, existe uma verdade na essência, pois toda mentira ou manipulação se baseia em uma história real, plausível e explicável.

Esses questionamentos levaram a uma angustia dentro da Igreja. Sempre fui um cético, uma pessoa que precisava de lógica e explicação para satisfazer a curiosidade, a inteligência que foi dada ao ser humano por Deus, e esse conflito me afastou da Igreja, mas não da vontade de me chegar a Deus, e quando me conectei a pessoas ligadas ao Islam, as respostas foram chegando, Deus foi se revelando de forma maravilhosa e os vazios foram sendo preenchidos com a verdade do Alcorão, e tudo foi se clarificando, com todas as partes soltas e não respondidas foram se juntando como um quebra cabeças impossível que com um estalo começa a fazer total sentido. 
Se você não confia no Islam, na imagem que a mídia passa, só te dou um conselho, estude, leia, e questione com um  muçulmano, pois como já disse, se você tiver um defeito mecânico no seu carro, você o levará a um mecânico e não a um matemático, e se você tem perguntas e duvidas, pergunte a um muçulmano. Seu ceticismo será bem vindo e respondido. Deus nos deu um cérebro, uma vontade de evoluir, de criar. A imagem e semelhança não são físicas, pois Deus não se limita a um corpo, e semelhança diz respeito a uma busca interminável de saber respostas, de criar um caminho melhor.
Allah u Akber (Deus é o Maior)




Erickson Abdul Rahman Ribeiro 
Professor de Literatura e Lingua Inglesa
Palestrante Motivacional
Bonsaista

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Não sou eu que acho dificil entender as coisas de Deus, são os tolos que quando fazemos perguntas racionais não sabem responder.

    ResponderExcluir