quarta-feira, 11 de julho de 2012

JESUS É MESMO O FILHO UNIGÊNTO DE DEUS ?


DÚVIDA CRUEL


Um texto bastante usado como “arma” para tentar provar uma suposta divindade de Jesus seria João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O uso do termo “pai” e “filho” na relação entre Deus e os seus servos era comum entre os israelitas antes de Jesus, e Deus tem centenas de filhos na Bíblia, porém isto nunca significou que Deus tem um filho único, pois já é provado entre os mais eminentes teólogos e eruditos que o termo “unigênito” foi uma fabricação, uma adição maliciosa, mesmo assim, único contrariaria a própria Bíblia pois  verificamos que:

1 - David recebeu este título de filho muito antes de Jesus: “Vou proclamar o decreto de Javé. Ele me disse: Você é o meu filho, eu hoje o gerei” 
(Salmos 2:7);
 
2 - Como também Salomão: “Para mim ele será um filho, e para ele eu serei um pai” 
(1ª Crônicas 22:10);
 

3 - E Israel (Jacob): “Assim disse Jeová: Israel é o meu filho primogênito” 
(Êxodo 4: 22);
 

4 - E todo homem piedoso, segundo a Bíblia, é filho de Deus:
“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” 
(Mateus 5:9)
 
“Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céus.. “ 
(Mateus 5:44-45).

Nestes versículos, o termo “filho” não foi entendido como filho gerado, mas foi entendido como “servo” de Deus, e que fique entendido que “Deus os ama como um pai ama ao seu filho”, por isso Ele para estes é um Pai, e eles são seus filhos, foi entendido que Ele é nomeado “Pai” e eles “filhos” porque Ele os protege e eles andam com Ele.
Dessa forma, foram chamados como demonstração da proximidade entre eles e Deus, sendo este um título de honra para o ser humano.  Portanto, termos como: “eu hoje o gerei” significa “criei”.
Prova de tudo isso é o texto que acabamos de ler que explica tudo para quem tem coerência no entendimento: “Para mim ele será um filho, e para ele eu serei um pai”. Significa: Serei um pai, mas eu não sou o pai dele!!! O pai dele é semelhante a ele e Eu sou Deus, o Único que não tem semelhantes!!!
JESUS É DEUS OU SERVO DE DEUS?

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele."
 (Dt.4:35)

"Pelo que hoje saberás, e refletirás no teu coração, que o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há."

 (Dt.4:39)

"Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador". 

(Is.43:11)

Por muitos tem havido vários debates sobre o tema em questão. De um lado temos o cristianismo romano e sua posterior derivação protestante que manteve o conceito da divindade de Cristo, de outro lado, temos outros grupos religiosos de descartam essa divindade de Jesus como os Testemunhas de Jeová, os Judeus, e logicamente nós, os Muçulmanos.
Antes de entrarmos no real mérito da questão, devemos levantar tópicos importantes a serem considerados antes de mais nada.

  1. Jesus em alguma passagem se proclamou Deus? 
  2. Ele disse que era Deus? 
  3. Ele pediu alguma vez adoração para si mesmo? 

Não existe nenhuma declaração em toda Bíblia em que Jesus se proclamou ou se disse Deus.
Ele realmente nasceu de forma miraculosa, foi enviado a terra em uma missão divina, mas nunca pediu adoração, e ao contrário,sempre exaltou somente a Deus, e como ele mesmo disse: “Sejais meus imitadores” e com isso temos que nos basear religiosamente no que ele disse e fez.


Erickson Abdul Rahman 
Professor de Literatura, Lingua Inglesa
Foi Seminarista, Pregador 
Confere

Nenhum comentário:

Postar um comentário