sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MENTIRINHAS GOSPEL - PASTOR SE FINGE DE MENDIGO ?

Será verdade a história do pastor que se disfarçou de sem-teto para testar os 10 mil fiéis de sua igreja? Veja o que descobrimos:
A história vem acompanhada de foto e se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs no final do mês de julho de 2013. De acordo com o texto, o pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo e ido a uma igreja de 10 mil membros onde iria ser apresentado como pastor principal pela manhã. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam “oi” para ele e nenhum membro da congregação lhe deu alguma coisa.
O texto ainda afirma que o “mendigo” Jeremias Steepek foi “convidado” a se sentar lá nos fundos da igreja, longe dos demais fiéis. Lá pelo meio do culto, os membros da igreja ficaram sabendo que aquele homem maltrapilho que ali estava era, na verdade, o novo pastor daquela congregação.
Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

IMAGENS DO SUPOSTO PASTOR QUE CIRCULAM NA INTERNET

Verdadeira ou farsa?

É farsa! A história, apesar de mostrar uma situação interessante, não passa de ficção.

Quem é Jeremias Steepek?

Essa é a primeira pergunta que surge ao ler o texto. Segundo é afirmado na história, o pastor era um homem conhecido, que (talvez, por isso) teria sido convidado para comandar uma igreja de “10.000 membros”. No entanto, uma busca exaustiva por esse sujeito na internet e não conseguimos nenhum resultado (além dos sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto).
Ao buscar em outras línguas, podemos notar que essa história do falso mendigo teria surgido em inglês e que lá no exterior o tal pastor da história se chama “Jeremiah Steepek”.
Sim, abrasileiraram o Jeremiah!
Vários jornais, como o Huffington Post, o Inquisitr e o Examiner, tentaram descobrir se o tal Jeremiah existe mesmo, mas todas as pesquisas foram infrutíferas.
Além disso, uma igreja com 10 mil membros seria digna de nota, não é? Mas o nome e o endereço da igreja onde o fato teria ocorrido não foram mencionados no texto. Que pena…
O autor dessa história também não explica como Jeremias compôs seu personagem. Pela fotografia que circula junto com a história, dá a entender que o pastor teve que ficar um bom tempo até que sua barba ficasse daquele tamanho (assumindo-se que a barba não fosse postiça). Será que o pastor teve que ficar meses longe do púlpito e da igreja até que sua fantasia de mendigo ficasse pronta?
Com essa farsa, ele teria mentido para os que seriam seus novos fiéis?
Além disso, ele teria feito com que outros pastores da igreja também mentissem?
Digo isso porque – como é mencionado no texto – outros pastores sabiam do “teste” que Jeremias estava fazendo.
Também há o registro do pastor metodista Derek Rigby, que se vestiu como um mendigo e invadiu o culto de sua igreja, no País de Gales, numa tentativa de dar uma lição sobre “tolerância” aos fiéis. No Brasil, são conhecidas as experiências similares do pastor Paulo Capeletti. O pastor Luiz Carlos Silva ficou famoso por ser “o pregador que se veste de mendigo” e fez da prática seu ministério, pregando dessa forma em várias igrejas do país.

Que coisa, hein? Como uma igreja pode ser comandada por uma pessoa que, logo no primeiro dia, já chega mentindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário