quarta-feira, 11 de julho de 2012

A MULHER NO ISLAM


Por Erickson Abdul Rahman Ribeiro

No mundo atual, muito do que temos por verdade nos é imposto pela mídia, que em muitos casos é parcial ou simplesmente desinformada. Muito se fala da suposta condição de opressão das mulheres muçulmanas. A sociedade desconhece que o Alcorão, livro sagrado do Islamismo antes de qualquer instituição ocidental a mais de 1400 anos atras, foi o primeiro instrumento a garantir as mulheres uma série de direitos fundamentais que só foram garantidos a poucas décadas atrás no mundo ocidental. Podemos citar o direito total à propriedade, do direito ao divórcio, de estudar e se qualificar, de pedir o homem em casamento, do direito à manutenção pelo marido: alimentos, vestuário, moradia. -Quando no ocidente muitas tem de garantir esses direitos nos tribunais. A mulher pode se desejar trabalhar, podendo usar seu salário como bem desejar já que sua manutenção é de obrigação do marido. Vale salientar que o Alcorão foi o primeiro instrumento a garantir o voto das mulheres.  No Islam, a mulher tem sido alçada a posições de liderança em função de sua competência, exercendo funções importantes na administração, quanto liderança espiritual. O mundo muçulmano de hoje é composto de cerca de 80% de origem não árabe, portanto, as mulheres usam o Hijab(véu) de forma não obrigatória, mas sim por opção pessoal e de devoção a Deus, ou seja, não existe imposição da lei pois o Alcorão é bem claro quando afirma que “..Não existe compulsão na religião..” (Alcorão 2:256) pois nada na vida muçulmana é por imposição e sim por convicção.  É claro que em países com regime teocrático o seu uso é obrigatório muitas veses por parte da própria familia, mas não como uma regra da religião Islamica, mas sim como legislação deste país em alguns casos, e mesmo discordando de qualquer obrigatoriedade, pois já mostramos que o Alcorão não obriga, devemos respeitar a decisão soberana de cada nação bem como sua cultura.  É interessante notar que cobrir a cabeça por parte da mulher não é exclusivamente muçulmano já que em 1ª Corintios 11:6 a Bíblia afirma que “se a mulher não se cobre com véu, raspe a cabeça. Mas, se para a mulher é coisa indecente raspar-se, que ponha o véu.”

O Interessante no pensamento preconceituoso e estereotipado seria achar  por exemplo, que uma freira é uma devota fiel de Deus e por outro lado a muçulmana seria uma oprimida.    A melhor solução para se acabar com esteriótipos e preconceitos seria se informar com quem tem conhecimento de causa. Afinal, se você ficar doente não irá procurar um mecânico e sim um médico.  Se quer saber sobre o Islam, procure um muçulmano.

Comunidade Islãmica Paraibana
Av.Santa Catarina, 191 B.dos Estados
Contato: Erickson 8813 8532 - João de Deus 8883 8422






Anousheh Ansari foi a primeira Muçulmana no Espaço


Rainha Rania da Jordânia
Rainha Rania da Jordânia

Rainha Rania da Jordânia e o rei Abdullah
Rainha Rania da Jordânia
"Se queremos desafiar estereótipos, temos de começar a definir a nós mesmos. E não vamos fazer isso sentados em casa" - disse ela em entrevista. Sua Majestade Rania, é sinônimo de ação e modernidade. Na Jordânia, as mulheres não são obrigadas a usar o véu, estão em metade dos bancos escolares e chegaram ao alto escalão do governo, há quatro ministras e seis cadeiras do Parlamento são destinadas a elas.

Moda Muçulmana

Nenhum comentário:

Postar um comentário