quarta-feira, 11 de julho de 2012

JESUS É DEUS OU SERVO DE DEUS?




Por: Erickson Abdul Rahman Ribeiro

 Por muitos tem havido varios debates sobre o tema em questão. De um lado temos o cristianismo romano e sua posterior derivação protestante que manteve o conceito da divindade de Cristo, de outro lado, temos outros grupos religiosos de descartam essa divindade de Jesus como os Testemunhas de Jeová, os Judeus, e logicamente nós, os Muçulmanos. Antes de entrarmos no real mérito da questão, devemos levantar tópicos importantes a serem considerados antes de mais nada.  Jesus em alguma passagem se proclamou Deus? Ele disse que era Deus? Ele pediu alguma vez adoração para si mesmo? Não existe nenhuma declaração em toda Bíblia em que Jesus se proclamou ou se disse Deus. Ele realmente nasceu de forma miraculosa, foi enviado a terra em uma missão divina, mas nunca pediu adoração, e ao contrário,sempre exaltou somente a Deus, e como ele mesmo disse: “Sejais meus imitadores” e com isso temos que nos basear religiosamente no que ele disse e fez.
A idéia da trindade de acordo com a Igreja, afirma que o Pai é Deus, o filho é Deus e que o espírito santo é Deus, que são todos poderosos e que não seriam três deuses e sim somente um deus, que todos são pessoas, mas não três pessoas, mas uma pessoa, mas o que significa “pessoa” em qualquer língua conhecida? Significa INDIVÍDUO, ou seja, alguém único. Imaginemos irmãos trigêmeos, se um cometer assassinato, podemos prender os três? Ou somente quem cometeu o crime?  Por quê? Eles não são idênticos? Mas você responderia: Eles são pessoas diferentes. E o que os diferenciam? Suas distintas personalidades. Quando cristãos falam: em nome do Pai, do filho e do espírito santo, estão falando de três pessoas distintas e não de um único Deus que é indivisível e único.
Talvez você possa querer afirmar que Jesus seria o “único” filho de Deus, mas ao analisar toda a Bíblia, encontraremos vários “filhos” de Deus, logo ele não seria o único filho de Deus, (Genesis 6:2-4, Êxodo 4:22, Jeremias 31:9, Romanos 8:14). Outra questão importante é que Jesus é sempre considerado a segunda pessoa da “trindade”, pois se alguém inverter as posições, a Igreja Cristã irá interpretar como sacrilégio, pois ninguém nunca ouviu dizer: em nome do filho, do Pai e do espírito santo, ou mesmo, em nome do espírito santo, do filho e do Pai, ou seja, existe uma hierarquia na trindade? De acordo com a teologia Cristã Católica ou mesmo Metodista ou Anglicana, afirmar que Jesus seria o Pai seria considerado “blasfêmia” contra Deus.  Mas as pessoas da trindade não seriam todos Deus?  O próprio Jesus disse em Mateus 23:9 que “E a ninguém sobre a terra chameis de pai, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus”, ou seja, somente a Deus devemos chamar de Pai, mas vemos muitos cristãos delegando a Jesus um título que ele mesmo nunca chamou para si.
Para os muçulmanos, atribuir a Deus “parceiros” ou mesmo querer equivaler qualquer pessoa a Deus é blasfêmia, pois contraria o monoteísmo verdadeiro que o próprio Jesus veio pregar.  Ao contrário do que muitos cristãos crêem a divindade de Jesus não existia no cristianismo oficialmente até o concílio de Nicéia, quando o imperador pagão Constantino, após se “converter” ao Cristianismo e de forma política, quis controlar a nova religião. Foram os lideres religiosos capitaneados por Constantino que elegeram os evangelhos oficiais e rejeitaram aqueles que não eram de acordo a nova religião oficial do estado. 
Jô 25 diz:
“4 Como, pois, pode o homem ser justo (bom) diante de Deus, e como pode ser puro aquele que nasce da mulher?”
Em 83 vezes, vemos no novo testamento, Jesus se auto intitulando “Filho do Homem”, em comparação com as pouqíssimas veses em que é intitulado "filho de Deus", sendo o mesmo nascido miraculosamente de uma mulher, mas nascido atravéz de uma mulher, e a Biblia neste texto afirma que qualquer homem que nasce naturalmente, não pode ser considerado justo (bom) e confirmando essa passagem de Jó, uma vez Jesus foi questionado em Mateus 19.
 “16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?  17 Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.”
Outro ponto importante é mostrado no livro de Lucas 2:21, nos mostra que Jesus aos 8 dias de nascido foi circuncidado, como Deus poderia ser circuncidado? Pois aquele era um sinal da aliança do povo hebreu com Deus. Deus sendo circuncidado? Fazendo aliança consigo mesmo?
Outro ponto relevante sobre Jesus não ser Deus é quando o mesmo foi tentado no deserto pelo inimigo como lemos em Mateus 4:1 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Ora, mas se Jesus foi tentado, então já mostra que o mesmo não era Deus pois de acordo com Tiago 1:13 que diz que “...Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.”, além do mais, o próprio Jesus no deserto diz em Mateus 4:10Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” – A quem você presta culto hoje, só a Deus? Ou a Jesus, mesmo sabendo agora que ele nunca te pediu isso?

Hoje em dia, de acordo com uma pesquisa na Inglaterra, mais da metade dos bispos Anglicanos afirmam que os cristãos não são obrigados a acreditar que Jesus era Deus. Além do fato de que se Jesus fosse Deus, poderia ele ter morrido? O Deus eterno, imortal? Se ele fosse Deus, como pode ter passado três dias e noites morto? Qual força divina estava no controle de tudo quando Jesus “morreu”?? Se ele era 100% homem e 100% Deus como afirmam de forma enganosa os lideres religiosos, 100% significa “totalmente Deus” se ele era totalmente Deus, como pode ter morrido e permanecido três dias morto???? Além do mais, o próprio Jesus afirmou várias vezes o que lemos em João 14:28 “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu., essa afirmação não é única e vemos em inúmeras passagens do NT, e repito, em nenhuma delas, Cristo se refere a si mesmo como Deus, ou igual a Deus, ou semelhante a Deus, sempre se mostrando, servo de Deus, menor que Deus. Da mesma forma, vemos no versículo 31 do mesmo capítulo de João quando ele afirma quemas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui.”, como Deus ordena a Deus? Como um mesmo ser pode exercer autoridade sobre ele mesmo?. Não é lógico, e Jesus mesmo afirmava repetidamente como em João 5: 30” Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
Alguns cristãos usam Mateus 28:18 para justificar a suposta divindade de Cristo, quando lemos que “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.”  ,se Jesus fosse parte da suposta trindade, então o Pai perderia sua autoridade, já que toda ela foi dada a Jesus. Honestamente, você acreditaria que a partir daquele momento o Pai ficou sem autoridade alguma, já que “toda” ela foi dada? Claro que não, a própria análise lingüística da frase já mostra a superioridade do Pai, pois quem concede algo, é superior a quem recebe, se eu estou dando autoridade a alguém, é justamente porque sou maior e mais poderoso. Outro exemplo da superioridade e divindade apenas do Pai, lemos em Marcos 13:32 “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.”, Jesus afirma que ele mesmo não tem ciência do dia do juízo, e somente o Pai sabe, e dessa forma explicita sua condição de servo, e nunca de igual a Deus. Mas a pergunta persiste. Onde Jesus afirmou ser Deus ou semelhante a Deus? Ou pediu adoração? Algum cristão poderia dizer onde na Bíblia Jesus afirma que é igual a Deus? Alguns cristãos ainda insistindo poderão afirmar que Jesus falou que ele e o Pai eram um, em João 10:30, mas esquecem que o texto se enquadra em um contexto, pois como um famoso pregador sempre afirma: “texto fora de contexto é pretexto para heresias” – e realmente concordo com isso, mas temos de entender que Jesus estava a andar pelo templo de Salomão, e os Judeus o cercaram, e começaram a questionar Jesus, sobre até quando ele os deixariam sem compreensão sobre suas palavras, pois os mesmos não entendiam sua mensagem, e perguntavam se ele era realmente o Cristo, o Messias, que se fosse, que o falasse abertamente, mas eles não entendiam sua mensagem e sinais, mas Jesus apontou que suas ovelhas o reconheceriam ao ouvirem sua voz, e no versículo anterior (29) ele diz que “Meu Pai, que me enviou, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las (as ovelhas) da mão de meu Pai.”.  Portanto no contexto da mensagem de Deus, Jesus e o Pai são um, em propósito, em missão, da mesma forma que Jesus disse aos discípulos em João 17: 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; , ai fica claro, que Jesus se referia a ser “um” em propósito, pois se a lógica cristã de usar João 10:30 fosse afirmação que Jesus era Deus, então os apóstolos eram igualmente Deus, pois também foi afirmado que eram junto com Jesus “um”. Mas eram eles deuses? De maneira alguma.

Outra justificativa dos Cristãos sobre a possível existência da trindade e por conseqüente divindade de Jesus, seria o termo Elohim que seria traduzido como “deuses” mas você não encontrará “deuses” na Bíblia, e também se deve levar em conta a diferença lingüística e a sintaxe da língua hebraica ou mesmo arábica (do mesmo tronco lingüístico do Aramaico falado nos tempos de Jesus). Pergunte a algum Judeu ou Árabe quantos tipos de plural existem na língua deles, e a resposta seria dois, um referente ao número, e outro em referencia a respeito, que denota as múltiplas virtudes de Deus. Nós ocidentais não compreendemos isso e ao traduzir para nossa língua, pode ser interpretado erroneamente como um plural de número, sendo confundido com “deuses” ao invés de Deus.  Um bom exemplo é do idioma inglês. Quando alguém de origem americana ou inglesa está aprendendo português, ele sempre se confundirá com a questão de gênero, pois na língua inglesa não existe o conceito de objetos inanimados ou mesmo certos animais terem “flexão de gênero”, a exemplo de “mesa” = palavra feminina e “carro” palavra masculina, pois nenhum desses objetos possuem gênero masculino ou feminino, daí os “gringos” sempre se confundirem e proferirem frases como: “o menina”, “o porta”, etc.  Outros podem usar o fato do nascimento sobrenatural de Jesus ser um fator que aponte divindade a Jesus, mas se analisarmos o surgimento de Adão, então este deveria ser um deus maior que Jesus, pois ao contrário de Jesus que teve somente mãe, Adão foi mais além, pois não teve nem pai, nem mãe corpóreo.  Outro caso é o de Melquisedeque citado em Hebreus 7:1 “Porque este Melquisedeque, rei de Salém(Salam, Islam) , sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou,  2 a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;  3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre.” Isso o faria deus? Melquisedeque era deus? Mas ele era um sacerdote do Deus altíssimo, não deus, da mesma forma que Jesus.  
Fica claro, que Jesus nunca solicitou adoração, nunca se auto-proclamou Deus, ao contrário sempre se submetia a vontade do Pai, se colocou sempre de baixo da vontade do Pai, nunca dando nenhuma indicação, mesmo indireta que ele deveria receber algum tipo de adoração, ao invés disso, o mestre sempre deixou claro que deveríamos ser seus imitadores, adorando somente a Allah (Deus) o único e imutável, aquele a quem somente devemos adorar, pois está explícito nos mandamentos, “ADORARÁS SOMENTE AO SENHOR TEU DEUS E SOMENTE A ELE PRESTARÁS CULTO” além de também explicito na oração que cristo nos ensinou: “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O TEU REINO E SEJA FEITA A TUA VONTATE” não nossa ou minha vontade, pois Cristo veio para fazer a vontade do Pai. E você? Também fará a vontade do Pai ou continuará sob os dogmas e contradições de uma religião que foi formada e formulada em cima de política e de jogos de poder?
 Oração em Portugues a Deus

Alláh seja Louvado, Aleluia (português), Alleluya, Allá-lu-ya, ya-Alla-lu, ya-Alla-hu
Por Erickson Abdul Rahman Ribeiro
Professor de Literatura, Lingua Inglesa
Palestrante
Pregador

Nenhum comentário:

Postar um comentário