segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ISLAM E VIOLENCIA CONTRA MULHER: ESTAMOS CEGOS OU MAL INFORMADOS ?


Fico estupefato nos dias atuais pelas ideias erradas ou "mal guiadas" espalhadas no universo virtual ou mesmo nas rodas de conversas quando o assunto é "Islamismo" ou o Islam, quando muito se "acha" e pouco se sabe de fato.  Um dos fatores principais que me levaram a escrever esse texto, foi justamente alguns comentários equivocados feitos por amigos da rede social facebook em relação a "suposta" opressão e violencia cometidas pelo "Islam" contra mulheres. Inicialmente temos de comentar a maneira maldosa ou mal caráter como as (des)inforformações são propagadas. Muitas pessoas de excelente índole ainda caem nesse engodo tendo mentiras espalhadas como "verdades".    Vamos a algumas reflexões sobre o tema.
Se formos pelos números e pela "lógica" do que se propaga, vamos aos fatos:  Se a violencia contra a mulher em determinado país fosse creditado a religiao a qual esse país é maioria, então o cristianismo é violento contra a mulher, pois "pela lógica", o Brasil é um dos paises mais violentos do mundo contra a mulher, pois de acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade de Vitimologia Internacional, chega a 25% o número de mulheres no país que sofrem violência e 70% das mulheres assassinadas foram vítimas dos próprios maridos. Os dados revelam também que, em média, a mulher só denuncia a violência depois da décima agressão.   Segundo o Mapa da Violência de 2012, 68,8% das mulheres são agredidas na sua própria casa. Do rancking das 100 cidades mais violentas, 40 são aqui no nordeste.  (Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=5856&cod_canal=38 e http://juntos.org.br/2013/09/violencia-contra-a-mulher-epidemia-mundial/ ) Não só há milhares de mulheres latino-americanas que são vítimas da violência de gênero, mas a data escolhida pela ONU para o Dia Internacional da mulher está relacionada com a nossa região (Sul-americana) . Foi justamente a data do brutal assassinato, em 1960, das irmãs dominicanas (pais de maioria catolica) Pátria, Minerva e María Teresa Mirabal pela ditadura de Rafael Trujillo. Segundo dados do Observatório de Feminicídio da ONG Casa do Encontro, na Argentina foram assassinadas 1.236 mulheres e meninas nos últimos cinco anos, 255 deles só em 2012. Outro país que está na horrenda liderança é o Japão, e pela "lógica" dos detratores do Islam, então o Budismo, ou Xintoismo deveriam tambem ser considerados as religiões mais violentas contra a mulher. Então caro leitor, você pode estar pensando: "mas essas religiões (cristinismo, budismo, xintoismo) não pregam violencia contra a mulher", o que concordo com você amigo leitor, então pergunto o porque a mídia mundial ou as mídias "gospel" propagam que quando existe violencia contra mulheres em localidades onde a maioria é muçulmana creditam essa violencia a religião e não a cultura machista local???? É intrigante não?  Não, é uma campanha explícita de difamação contra a religião Islamica.  Fico me perguntando o porque os indices (Fonte ONU) de violencia nos paises muçulmanos são um dos menores do mundo, e me pergunto tambem o porque isso não é divulgado.
Outro dado importante é que quando se referem ao Islam como um todo, colocam todos os paises, seitas, e sub-divisões em um mesmo balaio de "gato", a exemplo do Irã, que faz parte de uma seita "dita" islamica, que tem realmente atitudes crueis e impositivas contra a mulher, mas isso não representa os Muçulmanos e sim uma poitica machista e fora da doutrina religiosa. Um ótimo exemplo seria se eu culpasse o Papa Francisco ou toda religião católica pelos desvios de recursos dos fieis para ganhos pessoais praticados por figuras como Estevam Hernandes, Bispo Valdomiro ou Edir Macedo, pois todos são "cristãos" certo? Errado! Claro. Assim como o cristianismo é subdividido em Cristãos Coptas, Católicos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos, Batistas (Existem mais de 40 tipos de Batistas nos USA), Presbiterianos, Assembleianos (tambem existem várias sub-divisões), Congregacionais, sem falar nas Igrejas oficialmetne não Evangélicas como Testemunhas de Jeová, Adventistas do Setimo Dia, Mormons, além das Neo-Pentecostais IURD, Igreja Mundial, Internacional da Graça, Deus é Amor, etc, etc, etc. Preciso continuar???? Então o mundo "dito" Islamico não é diferente, existindo tambem subdivisões e seitas (uma minoria que não chega a 10% dos muçulmanos ordeiros e pacificos do mundo) que praticam todo tipo de tolice e que de forma "maliciosa" ou desinformada é propagada como "muçulmana" sem nenhum critério. Existe uma campanha clara de difamação contra a religião islãmica, e isso já tem sido denunciado pela série "mentirinhas gospel" que você encontrará nas postagens antigas de nosso blog. Quero deixar claro que nada tenho contra os reais seguidores da mensagem de Jesus (Que a paz esteja com ele) que é um dos mais importantes profetas para nós muçulmanos e tambem nosso Messias, a qual aguardamos tambem sua segunda vinda.
Logo se começa a entender a (des) informação a que somos bombardeados com interesses puramente politicos ou religiosos, já que hoje o Islam é a religião que mais cresce no mundo.  

Vemos tambem que as bases das religiões não pregam violencia ou maus-tratos, e sim pessoas de má indole assim o fazem, independentemente de seu credo religioso. Em todos os setores encontraremos bons e maus, pois caráter independe de religião ou nacionalidade.

O que o Islam ensina sobre como tratar as mulheres:

Tratamento da esposa:
 Hadiths:
  • Os melhores dentre vós são os que tratam melhor as suas esposas.
  • Sermão da despedida: "O humanos, em verdade, vossas mulheres têm direito sobre vós como vós tendes direitos sobre elas"
  • O crente perfeito é aquele que tem um carater perfeito e é bondoso para com a esposa.
  • Que nenhum homem crente desgoste de uma mulher crente. Se algo nela o desagrada, alguma coisa há de agradá-lo.
 Alcorão:
  • E harmonizai-vos com elas; pois se as menosprezardes podereis estar depreciando um ser que Deus tem dotado de muitas virtudes."  4-19
  • Elas são vossas vestimentas e vós sois delas 2-187
  • E entre Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie para que com elas convivais; e vos vinculou pelo amor e pela piedade.


Erickson "Abdul Rahman" é Professor
Membro Convidado da Comissão da OAB de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa
Paslestrante
Ex-Pregador Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário