domingo, 24 de novembro de 2013

MANUSCRITOS PROVAM QUE A BIBLIA FOI ADULTERADA

Imaginem que há 200 anos atrás nem existia telefone no brasil e hoje cada brasileiro tem 2 celulares em média. Imagine que há 200 anos atrás não havia carros no brasil e hoje ficamos presos em engarrafamentos. Imaginem que há 200 anos atrás não existia futebol e hoje em dia é o esporte mais popular do mundo movimentando bilhões de dólares.

Portanto, em 200 anos, muuuuita coisa acontece.

Depois da partida de Jesus as pessoas transmitiram oralmente a sua história e depois de algumas décadas escreveram sobre ele. Eu vou enumerar umas questões para facilitar a vida de quem por acaso queira comentar:

1 - Os evangelhos são tecnicamente anônimos. Não foram assinados e, em um deles, o suposto autor teria se referido a si mesmo em 3ª pessoa. A maioria dos especialistas dão os evangelhos como tecnicamente anônimos e a única razão para atribuir os evangelhos gregos a Mateus, Marcos, Lucas e João são os testemunhos de bispos romanos. Alguns desses chamaram maria de Mão de Deus, uma incoerência que os protestantes renegam, porém aceita outras afirmações deles cegamente. 

2 - Escreveram as palavras de Jesus em grego, idioma que ele não falou. Portando, o teólogo que se debruça em análises profundas sobre os significados das palavras do evangelho, está no mínimo se enganando a si mesmo, pois está analisando profundamente palavras que Jesus não disse. O que nos permite dizer, também, com toda certeza, que os evangelhos da bíblia não possuem nenhuma única palavra que realmente tenha sido dita por Jesus.

3 - A bíblia que temos hoje é baseada em manuscritos de 300 anos depois de Jesus. Os manuscritos legíveis dos evangelhos bíblicos são de 300 anos depois de Jesus. Antes, desse período, são pouco e apenas fragmentos, alguns tão pequenos quanto uma caixa de fósforo e até o ano 300 não há nenhum manuscrito que tenha um único capítulo completo. Ou seja, não sabemos como esses evangelhos eram antes disso. 

4 - Quase a totalidade das pessoas que ouviram Jesus e o conheceram pessoalmente eram falantes do aramaico e hebraico. Porém não há nenhum escrito dessas milhares (talvez milhões) de pessoas que viram e ouviram Jesus pessoalmente. 


Recapitulando: 


Os evangelhos foram escritos por anônimos num idioma que Jesus não falou, o que nos faz a chegar uma conclusão muito simples, nos evangelhos não há nenhuma palavra que Jesus tenha realmente dito. 

E o mais grave. A bíblia de hoje é escrita baseados em manuscritos de mais de 300 anos depois de Jesus e não sabemos como esses evangelhos eram antes disso.

É possível achar acréscimos (falsificações) entre os manuscritos que temos hoje. Por exemplo, havia um manuscrito do evangelho que descrevia um episódio em que Jesus absolvia uma acusada de adultério (o famoso e lindo episódio do "atire a primeira pedra quem não tiver pecado"). Pois bem, tempos depois se encontrou outro manuscrito mais antigo e essa passagem estava em um local diferente do evangelho, o que levantou suspeita a respeito da autenticidade dessa história.

Mais tarde, arqueólogos encontraram um manuscrito ainda mais antigo, o chamado Papiro de Bodmer. É um pedaço grande de papiro em estilo alexandrino datado de um período entre 150 e 200 dc. Sabe o que é mais legal nesse papiro? É que nele, que é o mais antigo registro legível de um evangelho, não há a passagem em que Jesus andou sobre as águas. O que prova que foi acrescentado mais tarde. E neste papiro não há a passagem em que Jesus absorve a adúltera, o que prova que foi acrescentado depois. 

Então se num período de pouco mais de 50 anos (entre o Papiro de Bodmer e seu antecessor) se acrescentou essa história, imaginem então num período de 300 anos (em que não sabemos como os evangelhos eram) o que não podem ter acrescentado ou retirado.



Aqui você pode ver um quadro que fala dos Manuscritos mais antigos do NT. Nenhum dos manuscritos mais antigos dos evangelhos possui um capítulo completo e a grande maioria nem sequer possui um versículo completo (pois são pedaços de papiro menores do que umtelefone celular)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuscrito_b%C3%ADblico 

Sobre os papiros de bodmer. O manuscrito legível mais antigo de um evangelho que prova que histórias foram inventadas e acrescentadas aos manuscritos posteriores:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papiros_de_Bodmer 



Resumindo: Os evangelhos foram escritos por desconhecidos em um idioma que Jesus não falou, não contem nenhuma palavra que Jesus tenha realmente dito e são livros cujo os registros legíveis são de 300 anos depois de Jesus.

EXTRAIDO DO BLOG  http://por-que-deixei-o-cristianismo.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. (Os evangelhos foram escritos por anônimos num idioma que Jesus não falou). Sim, mas e esses evangelhos, quem os escreveu? E também o idioma, Jesus falava em copta, e em grego? Quem escreveu este testo, realmente não e coerente com o que relata como sendo fato, talvez este, o motivo de nem ao menos ter comentários.

    ResponderExcluir