quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FILIPENSES 2, NÃO FALA QUE JESUS É DEUS

Em Nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador

Em Nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador
Por Antonio Ahmed




Os Versículos Coringa da divinização de Jesus (2ª Parte - Filipenses 2) Continuando a série onde pretendemos analisar os versículos chave onde se baseia o dogma da divindade de Jesus segundo o cristianismo.

Para este, é preciso uma breve introdução a respeito da palavra "deus" na bíblia, "elohim" em hebraico e "theos" em grego. Essas palavras, na bíblia, são usadas para se referir ao Único Deus criador do universo, mas também são usadas para se referir a outras pessoas. Pois essas palavras são sinônimos de autoridade divina (profetas, mensageiros), também autoridades humanas (juízes), ídolos pagãos egípcios e também foi usada para se referir ao satanás, quando diz:

"O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4

Moisés foi chamado de deus (elohim) em Êxodo 7:1, Abraão foi chamado de deus (elohim) em Gêneses 23:6, e o próprio Jesus teria dado uma definição dessa palavra quando é atribuída a homens e não ao Deus Único, quando diz:

"Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo..." João 10:34-36

Portanto Deus chamou deuses aqueles a quem enviou ao mundo dirigiu sua palavra e santificou, ou seja, os profetas. Esse absurdo nasce do fato de, na bíblia, é usada a mesma palavra para se referir a profetas, juízes, ídolos pagãos, satanás e ao Único Deus. Enfim...


Filipenses 2 não diz que Jesus é Deus


Os versículos coringa, muitas vezes usados para dizer que Jesus é Deus, segundo a bíblia, são esses abaixo:
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" Filipenses 2:5-7
A doutrina cristã ensina que Jesus que "a forma de Deus", significa "essencialmente Deus". Tanto que algumas traduções canastronas traduzem como "sendo Deus".
Vamos entender o contexto. Do que fala aí? De um exemplo que Jesus teria nos dado. Que exemplo é esse?
Vamos ver primeiro o que está escrito, primeiro caracteres gregos, depois transliteração, depois tradução:
ος εν μορφη θεου υπαρχων = hos em morphes theos huparko = que a forma de Deus sendo
ουχ αρπαγμον ηγησατο = o’ou harpagmos hegeomai = nunca usurpou considera(-se)
το ειναι ισα θεω = ho einai isos Theos = ser igual a Deus
"Que sendo a forma de Deus, nunca usurpou considerar ser igual a Deus."
Veja que Jesus nunca quis por usurpação (ROUBO) ser igual a Deus. É dito aí que se Jesus quisesse ser igual a Deus seria uma usurpação (ROUBO, apropriação indevida).
Não dá pra fingir que a palavra Roubo não está lá:
http://bbe.biblebrowser.com/philippians/2-6.htm
E esse é o exemplo, que mesmo estando "em forma de Deus" não quis usurpar ser igual a Deus.
Mas o que é "Ser em forma de Deus" quando sabemos que Deus não tem forma?
"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." 1 Timóteo 1:1
A palavra em grego é morphe, que significa forma, aparência, comportamento. E não se trata nunca de essência ou substância, portanto é sempre algo externo aparente.
.
Em Marcos 16:12 Jesus não é reconhecido pois “se apresenta em outra forma”: ephanerôthê en etera morphe.
“Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo”
Será que Jesus mudou sua essência? Não, ele se vestiu e se comportou de forma diferente, então não foi reconhecido. Evidenciando que Morph não tem nada a ver com sua essência.
Morphe pode ser também, exemplo, modelo.
Por exemplo: dizer “A forma do pai” é dizer “segue o exemplo do pai”
A prova definitiva de que Morphe (forma) não diz nada da essência da pessoa é esse texto. Leiam atentamente:
“traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,” 2 timoteo 3:4,5,6
Aí descreve uma pessoa inescrupulosa que se comporta como sendo um dos piedosos “tendo forma de piedade”. A essência dele era má, mas ele tinha “forma de piedade” ou seja, um comportamento de piedoso.
Ou seja, tudo de ruim na essência, porém tendo forma de piedade. Forma é so o que se pode ver Aparência e comportamento. Então Jesus era a forma de Deus em aparência e comportamento.
“tendo forma de piedade” ele era piedoso? Não!
“sendo em forma de Deus” ele era Deus? Não!
Estando claro que "a forma de Deus" não quer dizer "ser Deus", já sabemos o que não é, e que a alegação cristã é falsa. Já seria suficiente e não deveria ser preocupação nossa, como muçulmanos, investigar o que é. Mas vamos lá, o que é ser "a forma de Deus"?
Ser a forma de Deus é ser o exemplo de Deus para os outros, é mostrar o que de Deus pode ser visto por nós. Os milagres, os sinais. Tal qual foi Moisés para o faraó.
"Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta." Êxodo 7:1
Moisés posto como Deus? Sim, ele seria o que de Deus pode ser visto, os milagres, os sinais.
Se você teve paciência de ler até aqui, parabéns. Em agradecimento farei uma conclusão elucidativa, contextualizando a passagem que estamos analisando.
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" Filipenses 2:5-7

Sigam sempre o exemplo de Jesus, que mesmo sendo o sinal visível do poder de Deus, nunca quis roubar a glória que é devida só ao Deus Único. Pelo contrário, ele foi humilde e servo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário